Translate

terça-feira, 12 de maio de 2015

Galinhas com 'nariz de dinossauro' são criadas em laboratório

Já imaginou um pintinho com um focinho de dinossauro? Cientistas criaram embriões de galinhas com nariz similar ao do velociraptor. As galinhas bizarras nos ajudariam a compreender como os dinossauros evoluíram para aves - especificamente na evolução do bico.
A teoria mais aceita é que a era dos dinos terminou há 65 milhões de anos, com o impacto de um asteroide de, pelo menos, 10 km de diâmetro. Mas nem todos os dinossauros foram extintos na ocasião - os remanescentes teriam evoluído para aves.
"De certa forma, ainda estamos na era dos dinossauros. Afinal há 20 mil espécies de aves vivas hoje - e esse número é o dobro das espécies de mamíferos", afirmou o líder das pesquisas, o paleontólogo de Yale Anjan Bhullar.
Para compreender melhor a evolução dino-ave, os cientistas resolveram analisar o bico - a parte mais diferente entre os dois tipos de bichos e também uma das mudanças mais radicais dentro das próprias aves. Afinal, pense nos formatos de bicos de araras, águias, tucanos e canários, por exemplo. Então eles resolveram reverter a evolução em embriões de galinhas, transformando-os em focinhos como os de velociraptor.
Apesar de não terem dentes, os embriões apresentavam um focinho largo, arredondado e com  irregularidades.
Como os cientistas fizeram isso? Eles não alteraram genes das galinhas, mas sim as proteínas produzidas pelo corpo das aves, modificando seu desenvolvimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário