Translate

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

A mensagem em uma garrafa mais antiga (conhecida) é encontrada após 108 anos


Garrafas flutuantes que trazem mensagens do passado em seu interior fazem parte do imaginário popular. Mas um casal de aposentados alemães acabou de vivenciar uma cena digna de uma história de fantasia: eles encontraram uma garrafa de 108 anos com uma mensagem dentro.
Marianne Winkler estava passeando na ilha de Amrum, na Alemanha, quando viu o objeto flutuando no mar. Ela e seu marido, Horst, pegaram a garrafa e viram que, dentro dela, havia um papel com uma instrução visível: quebre a garrafa. Eles tentaram, com cuidado, tirar o papel sem danificar a garrafa, mas não foi possível. Então, o casal precisou quebrar o vidro, como as instruções diziam.
Dentro da garrafa havia uma mensagem em inglês, alemão e holandes. Pedia para que quem encontrasse o objeto deveria entrar em contato com a Associação de Biologia Marinha de Plymouth, na Inglaterra. E foi exatamente isso que Marianne e Horst fizeram.
Quando a informação chegou à associação, eles reconheceram a mensagem como pertencente a uma das 1020 garrafas que foram liberadas no mar inglês entre 1904 e 1906 como parte de um estudo para testar a força das correntezas. Muitas das garrafas foram encontradas anteriormente por pescadores, algumas pararam nas praias, mas várias não foram recuperadas até hoje. As recuperadas anteriormente, no entanto, apareceram meses depois de serem lançadas no mar - e não décadas. 
Agora Marianne e Horst querem entrar no Guiness com o recorde de mensagem em uma garrafa mais velha já encontrada - a recordista, hoje, é uma garrafa de 99 anos.