Translate

terça-feira, 17 de novembro de 2015

O que acontece se um astronauta tirar seu capacete no espaço?


Já vimos essa cena infinitas vezes na TV e no cinema, mas o que realmente aconteceria a um astronauta se ele fosse lançado no vácuo sem seu traje espacial? E a realidade é tão ou mais surpreendente que a ficção



Primeiro, todo o ar de seus pulmões seria expelido a uma grande velocidade, causando a ruptura dos milhões de alvéolos do sistema respiratório. Segundos depois, ele sofreria as consequências da falta absoluta de oxigênio, conhecida como anóxia, enquanto seus intestinos seriam esvaziados. Em seguida, viria a lei de Boyle, que afirma que a pressão é inversamente proporcional ao volume: ao não ter pressão no espaço, todo o líquido do organismo entraria em ebulição (o sangue, a saliva, as mucosas do nariz e os olhos).

Além disso, o corpo se incharia completamente, até ter sua tensão igualada à do exterior, provocando uma dor intensa. Se ele estiver diante da luz de uma estrela, seu corpo todo se queimaria, junto com o cabelo e os pelos. Caso contrário, ele estaria a centenas de graus abaixo de zero, mas conservaria o calor, já que, no vácuo, ele não pode ser dissipado. Após 15 segundos dessa tortura, o sangue, sem oxigênio, chegaria ao cérebro, e o astronauta ficaria inconsciente. Supreendentemente, seu coração continuaria batendo por cerca de 3 minutos e meio, e, por isso, ele ainda teria chances de sobreviver.