Translate

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Criam um supercomputador que pode prever a morte


"Se o computador diz que o paciente está morrendo, é provável que, de fato morra depois de cerca de três dias": esta é a abordagem adotada em uma clínica privada de renome na cidade norte-americana de Boston depois de incorporar um equipamento de computador ultra-moderno.

A Beth Israel Deaconess Medical Center tem recolhido informações sobre mais de 250.000 pacientes atendidos em serviços nos últimos 30 anos. Processar essa enorme base de dados e compara-lo com o quadro clínico apresentado pelos novos operadores é uma tarefa que os especialistas irão representar com um supercomputador  que recentemente foi adquirido juntamente com um respectivo software.

O sistema recolhe vários índices de saúde a cada três minutos, medidos a partir da pressão arterial a níveis de oxigênio no sangue, disse Dr. Steve Horng a BBC . Comparando-se o banco de dados e histórico médico de cada paciente, médicos podem fazer um diagnóstico rápido e detectar pacientes de maior risco.

A precisão da previsão da data de morte de pacientes no centro atinge 96%, explicou o médico. "Tentamos obter uma versão muito simplificada do que aconteceu no passado e o que está acontecendo agora", disse o representante da clínica ao jornal  'Daily Mail'.

Horng não especificou qual é o desempenho quantitativo do supercomputador. Tão pouco disse que se trata do mesmo teste que no ano passado disseram dos programadores australianos buscando evitar gastos desnecessários para manter a vida dos enfermos terminais.
RT

#Naty

Nenhum comentário:

Postar um comentário