Translate

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Revelam fonte de sinal inesperado que intrigava os astrônomos por 17 anos


Astrônomos australianos publicaram um estudo onde eles explicam a origem dos sinais estranhos que o radiotelescópio Parkes capturou há 17 anos, e cuja origem se revelou muito mais do que se pensava anteriormente.
Desde 1998 os astrônomos do radiotelescópio Parkes, na Austrália perceberam a detecção de um 1.4GHz tipo de sinal curto (cerca de 250ms) sem estabelecer a causa do mesmo.

O sinal deste tipo geralmente atribuído a um fenômeno terrestre chamado perytons . E para entender melhor esse fenômeno, os pesquisadores criaram um monitor de interferência de rádio em tempo real e esperou que o telescópio Parkes detectasse alguns perytones. Surpreendentemente, a análise de dados a partir do dispositivo revelou que a fonte do sinal de microondas era baixa.

A razão pela qual os sinais eram tão baixos (ao longo dos anos, o telescópio recebeu apenas 46 perytones) é que o telescópio recebia o sinal só em caso que se abria a porta de um de seus velhos microondas da sala de descanso antes de que seu temporizador terminasse.

Apesar da descoberta, os cientistas não podem confirmar que todos os sinais dos chamados perytones têm a sua origem no microondas.
RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário