Translate
quinta-feira, 13 de agosto de 2015
Dispositivo russo a bordo de Curiosity recolhe dados únicos sobre Marte
O dispositivo de detecção de nêutrons de origem russa a bordo do Curiosity em Marte, registra apenas dados sobre a composição do solo marciano em algumas regiões suscetíveis de demonstrar a presença de água no passado.
O Detector de Nêutrons Ativos (DAN, por sua sigla em Inglês), é parte dos instrumentos científicos com que Curiosity conta e depois de uma viagem de cerca de 10 quilômetros da cratera Gale, tem havido um aumento significativo no fluxo de nêutrons quentes na superfície e em algumas de suas camadas internas, informa a Agência Espacial Federal Russa em seu site oficial no Facebook.
O balanço do teor de água entre as camadas de cerca de 2-5%, suporia a presença de líquido na composição do solo da cratera (cerca de 10%) do que possivelmente poderia ter sido uma reserva de água.
Além disso, este fluxo de partículas pode também mostrar que a composição química do solo de Marte é completamente invulgar e não corresponde ao chão.
Espera-se depositar parte da exploração futura para obter mais dados a fim de comparar e identificar as regiões que têm características semelhantes em sua composição.
RT
#Naty
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário