Translate

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Pela primeira vez, um astronauta tocou gaita de fole no espaço

Astronauta Kjell Lindgren tocou gaita de fole na Estação Espacial (Foto: Reprodução)
Além de ser um laboratório de ponta onde diversos experimentos científicos são executados, a Estação Espacial Internacional frequentemente é palco de atividades um pouco diferentes. Vários astronautas já tiraram fotos ou gravaram vídeos enquanto tocavam algum instrumento em órbita (quem não se lembra da épica versão de Chris Hadfield de Space Oddity, de David Bowie?).
A mais recente aventura músico-espacial foi protagonizada pelo astronauta americano Kjell Lindgren, que se tornou o primeiro ser humano a tocar gaita de fole no espaço. Com um instrumento genuinamente escocês, Lindgren interpretou um hino tradicional protestante bem conhecido, chamado "Amazing Grace". A gravação foi uma homenagem a um colega íntimo dele e de vários outros membros da tripulação da ISS.
Em outubro, Victor Hurst sofreu uma morte súbita aos 48 anos. Ele era um pesquisador e instrutor envolvido no programa de treinamento de astronautas da Nasa, por isso a notícia deixou todos os tripulantes da Estação Espacial bastante consternados. "Ele sempre teve um sorriso rápido, uma palavra educada. Não sei se alguém foi mais entusiasta e profissional por estar envolvido com os voos espaciais humanos", disse Lindgren a BBC.
Assista a bela homenagem do astronauta:

Nenhum comentário:

Postar um comentário