Uma equipe de cientistas franceses descobriu por que a órbita da lua está inclinada em relação ao plano orbital da Terra em 5 graus. Este é um dos maiores mistérios do satélite natural do nosso planeta.
Uma das teorias mais aceitas sobre a formação da Lua é que o satélite surgiu a partir de fragmentos ejetados pela colisão de um objeto do tamanho do planeta Terra a 4.500 milhões de anos atrás. Se assim for, o ângulo de inclinação da órbita lunar não deve ser superior a 1 grau. Mas isso não aconteceu, e órbita da Lua está inclinada 5 graus.
Agora, pesquisadores da Observatoire de la Côte d'Azur (França) descobriram uma possível solução para o problema da inclinação da Lua depois de simulações sobre o modelo da evolução da Terra e da Lua usando um supercomputador. Devido à inclinação da lua, os eclipses lunares ocorrem apenas em dois pontos de sua carreira e cerca de seis em seis meses, em vez de um mês, de acordo com o artigo publicado na revista 'Nature'.
Os autores do estudo sugerem que a Terra sofreu um ou mais colisões com protoplanetas, mas que estes não cairam imediatamente sobre a superfície, mas manteve-se dezenas de milhares de anos no sistema entre Terra-Lua. Esta abordagem influenciou grandemente a posição da Lua, a puxando para fora de sua órbita original por sua gravidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário