Translate

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Monsanto deixa na extinção a borboleta mais icônica da América do Norte: as Borboletas monarca




O uso generalizado na agricultura do herbicida Roundup, uma criação de Monsanto, leva à beira da extinção a população americana da borboleta monarca. Os dados foram publicados em um relatório publicado recentemente nos Estados Unidos.

Culturas GM da Monsanto criam mais problemas do que resolvem
De acordo com os cientistas do Centro de Segurança Alimentar, a tecnologia agrícola que combina o uso de glifosato, o ingrediente ativo do herbicida, com o cultivo de plantas geneticamente modificadas dizimou a principal fonte de alimento da espécie de borboletas .
A Monsanto não oferece nada de específico para o extermínio da borboleta monarca, uma vez que estes não causam danos significativos para as culturas. No entanto, as espécies americanas icônicas estão ameaçada diretamente pela tecnologia agrícola que promove esta empresa, diz o diretor-executivo do mesmo centro Andrew Kimbrell.
"Deixar a monarca desaparecer para permitir a Monsanto vender seu herbicida por alguns anos é simplesmente vergonhoso", disse Andrew Kimbrell citado pelo site do centro. Enquanto isso, os pesquisadores calcularam que o Roundup já matou 99% das "Asclepias" nos campos do Centro-Oeste, que foi outrora o principal habitat destas borboletas.


RT