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sexta-feira, 16 de outubro de 2015

O metal mais leve do mundo é basicamente feito de ar


Se você tem um carro e é a/o responsável por pagar a gasolina dele, sabe que o negócio está sério e que qualquer esforço para diminuir esse gasto será sempre muito bem-vindo. A Boeing não tem um carro, mas ela fabrica aviões e foguetes, então dá pra imaginar o quanto a empresa investe para que a estrutura de suas aeronaves sejam mais leves. Investimento suficiente para criar o metal mais leve que se tem notícia.
O nome dele é microlattice. Os pesquisadores do HRS Laboratories, empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto, definem o invento como uma "estrutura polimérica celular aberta 3D". Em um vídeo de divulgação, uma das cientistas da HRS diz que é possível comparar a estrutura do novo metal com a de um osso, rígido por fora e poroso por dentro - 99,9% do microlattice é feito de ar.
Para ilustrar o tamanho da leveza que estamos falando, os cientistas divulgaram a imagem de uma pequena amostra do microlattice em cima de um dente-de-leão, aquela planta que a gente assopra e as sementes branquinhas saem voando com o vento. Aquela planta que é uma das coisas mais leves que dá pra conceber.
A malha que forma o microlattice é feita de tubos interconectados e ocos. A estrutura metálica de cada um desses tubos possui "paredes" de 100 nanômetros de grossura, 1000 vezes mais fino que um fio de cabelo.
Em um artigo publicado em 2011 na revista Science, os pesquisadores do HRS Laboratories afirmam que materiais ultraleves - que pesam menos de 10 miligramas por centímetro cúbico - são úteis em áreas como isolamento térmico, eletrodos de bateria, suportes de catalisadores e amortecimento de energia acústica, vibracional ou de choque.
Apesar de ainda não ter anunciado são exatamente seus planos para o metal mais leve da História, a empresa deixou a entender que a estrutura interna de suas aeronaves - a que envolve o passageiro durante a viagem, como os compartimentos para abrir malas ou o assoalho dos corredores, por exemplo - é que serão beneficiados com a descoberta.
Via IFLS