Translate

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

NASA divulga imagens inéditas de Encélado, lua de Saturno

Imagem mostra detalhes do terreno de Encélado, lua gelada de Saturno (Foto: NASA)
A nave Cassini da NASA começou a enviar a primeira leva de imagens captadas dos extremos do norte de Encélado, lua de Saturno. Os registros foram tirados na última quarta-feira (14) a uma distância de 1839 quilômetros acima da superfície do satélite. Segundo a agência espacial americana, podemos esperar mais dados e imagens da lua nos próximos dias.

Os cientistas esperavam que a região polar de Encélado fosse cheia de crateras, mas as imagens da Cassini mostram que a superfície é complexa e possui vários constrastes. "A região norte é entrecortada por rachaduras tão finas quanto teias de aranha e elas passam pelas crateras", diz Paul Helfenstein, da Universidade de Cornell, em Nova York, nos Estados Unidos. "Essas rachaduras finais são onipresentes em Encélado, e agora vemos que elas se estendem pelos terrenos do polo norte também."
A nave da NASA ainda tem mais dois encontros marcados com Encélado. O próximo será no dia 28 de outubro, quando Cassini ficará a 49 quilômetros de distância da região polar do satélite. O objetivo é que sejam colhidas informações a respeito do oceano que se encontra por baixo do gelo da superfície da lua. O último voo nas proximidades de Encélado será a 4,9 quilômetros de distância e ocorrerá no dia 19 de dezembro, quando a nave calculará a quantidade de calor vinda do interior do satélite.
Detalhes incríveis do polo norte da lua (Foto: NASA)
Trio de crateras na superfície do satélite (Foto: NASA)
Via NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário