Translate

sábado, 31 de janeiro de 2015

Vídeo: Impressionante "time-lapse" da Terra banhada em luz infravermelha


Este vídeo fascinante mostra como a Terra parece sob luz infravermelha, invisível ao olho humano,  a superfície do planeta irradia continuamente.


Unindo as imagens captadas por dois satélites geoestacionários NASA GOES 13 e GOES 15, James Tyrwhitt-Drake, um estudante da Universidade de Victoria, criou um vídeo em "time-lapse", abrangendo um período de quase dois meses , entre 30 de novembro de 2014 a 26 de janeiro de 2015.

O vídeo resultante mostra a luz infravermelha quando é absorvida pelas nuvens e vapor de água no planeta. Quanto mais brilhante uma determinada seção, significa que mais luz infravermelha está sendo lançada para o espaço a partir desse ponto.



Surpreendentemente, a cada segundo de vídeo aborda 21 horas de tempo na Terra.
"As imagens vêm do canal IR3, que é sensível aos comprimentos de onda de 6,5 mícrons (micrômetros). 700 fotos com uma resolução de 3600x3000 foram baixadas de cada satélite" Tyrwhitt-Drake escreveu na descrição do vídeo  no YouTube. "As imagens foram processadas para remover artefatos de imagem (erros), filmados a 7 quadros por segundo e interpolados por um fator de quatro", diz o autor.
Outro vídeo deste fenômeno leva mais perto da Terra e se concentra em seus hemisférios, oferecendo um olhar mais atento ao olhar a luz infravermelha de roda.

Tyrwhitt-Drake tem uma série de vídeos que mostram vistas da Terra a partir do espaço, incluindo alguns que capturam as luzes das cidades em países como Portugal e Espanha. Um vídeo particularmente impressionante mostra um "time-lapse" da Terra a uma resolução impressionante de 4K.

Tyrwhitt-Drake, que está estudando microscopia avançada, também criou um vídeo  em "time-lapse" do sol com uma resolução de 4K.

Nenhum comentário:

Postar um comentário