Translate

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Enigmático zumbido é ouvido por 2% da população

Há mais de 40 anos foi descrito pela primeira vez um misterioso fenômeno: somente uma pequena parte da população mundial é capaz de perceber um estranho zumbido.


Conhecido em todo o mundo como “The Hum” (“O Zumbido”, em português), esse fenômeno, que, segundo os estudos realizados até hoje, afeta somente 2% da população, é um verdadeiro mistério para a ciência. É impossível dizer quando e onde essa percepção começou, mas é certo que sua relevância se deu por conta da publicação em meios de comunicação em massa, durante a década de 1970, depois que o jornal britânico Sunday Mirror reproduziu várias cartas independentes recebidas em 1977 relatando o fenômeno.

Na época, o jornal lançou a seguinte pregunta a seus leitores: “Have you Heard The Hum?”, ou “Você Ouviu o Zumbido?”, em português. Inusitadamente, a redação do diário começou a receber uma verdadeira enxurrada de cartas em resposta. 

Todas elas coincidiram em pontuar que seus autores, sobretudo durante as noites e dentro de seus edifícios, ouviam um som remoto, muito baixo, similar ao produzido por um motor diesel, mas sem uma fonte lógica que pudesse gerá-lo. Recentemente, em 2012, Glen MacPherson, um professor canadense de matemática, começou a estudar o caso seriamente, elaborando um mapa que localiza as regiões nas quais o misterioso zumbido é escutado mais frequentemente. Até o momento, são mais de cinco pontos diferentes em todo o planeta. 

Além de criar um teste que permite avaliar as pessoas que dizem ouvir o zumbido, o especialista chegou à conclusão de que não se trata de um ruído, mas sim de vibrações de baixa frequência. Porém, o dilema sobre por que motivo somente algumas pessoas são capazes de escutá-las e o que as gera segue sendo um completo mistério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário