Translate

quarta-feira, 25 de maio de 2016

NASA anuncia projetos espaciais futurísticos

 (Foto: NASA/D. Kirtley)
Segundo anúncio oficial da NASA, os próximos projetos da agência serão dignos de filmes de ficção científica. Os planos incluem a construção de novos habitats fora da Terra, um sistema de campo magnético, uma câmara para sono profundo e postos de parada para viagens a Marte.

Apesar do nome futurista, as câmaras de sono profundo, oficialmente chamadas de Vision System Torpor Habitat Design, não são como as cabines de filmes como O Enigma do Horizonte. São apenas cápsulas nas quais os astronautas recebem um suporte médico enquanto estão dormindo. A ideia da NASA é explorar como o sono profundo pode ajudar os astronautas a se manterem renovados. Além disso, eles também pretendem estudar que tipos de remédios podem ajudá-los em suas missões e como as naves podem se tornar ambientes mais confrtáveis.As ideias ambiciosas foram criadas pelo Programa de Conceito Inovador da NASA (NIAC). Logo, a intenção é soar mesmo absurdo, já que a função do NIAC é justamente explorar conceitos de tecnologia que ainda estão longe de serem inventados. Ainda assim, apesar de parecerem megalomaníacos, os projetos escolhidos precisam ter embasamento tecnológico. Ou seja, precisam ser viáveis, mesmo que não por agora.
As cabines de sono profundo Vision System Torpor Habitat Design (Foto: John Bradford via NASA)
Já o plano das Growth-Adapted Tensegrity Structures é servirem de base para viagens de longa distância. Sim, porque se você precisa parar em um posto de gasolina quando viaja para a praia, imagina quando vai para Marte. Astronautas em missões de longa distância, como as de Matthew Mcconaughey, em Interestelar, enfrentam problemas com a microgravidade e a radiação. A ideia é que as estruturas ofereçam gravidade artificial e possam barrar os efeitos radioativos. Segundo a agência, a primeira estrutura seria construída já fora da órbita da Terra por robôs.
Growth-Adapted Tensegrity Structure (Foto: Robert Skeleton via NASA)
Com todo esse reforço, restará apenas pousar em Marte em segurança, para evitar problemas como os de Matt Damon, em Perdido em Marte. A ideia da Magnetoshell é formar um campo magnético ao redor da nave no momento do pouco. O campo serviria como um segundo sistema de freios, o que reduziria a quantidade de combustível necessária — deixando a nave mais leve e tornando-a mais barata. 
As ideias ainda são embrionárias, mas os esforços dos cientistas para chegar a este nível de tecnologia são grandes. Além destes projetos, outras ideias estão na fila para sair do papel, como o satélite atmosférico de baixo custo, um telescópio que pode se reconfigurar sozinho no espaço e um novo tipo de revestimento que pode refletir os raios do sol de volta.
Conceito artístico Growth-Adapted Tensegrity Structures (Foto: Peter Rubin via NASA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário