Translate

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Nasa anuncia planos de explorar lua de Júpiter para procurar vida



As linhas marrons em sua camada de gelo tornam Europa uma lua excepcionalmente bela


A Nasa anunciou, nesta segunda-feira, que pretende enviar uma missão para explorar Europa, uma das luas de Júpiter. O satélite tem um enorme oceano sob sua superfície gelada e, por isso, poderia abrigar vida.
— Olhando para o futuro, nós estamos planejando uma missão para explorar a fascinante lua Europa de Júpiter, selecionando instrumentos nesta primavera e passando para a próxima fase do trabalho — disse o administrador da agência, Charles Bolden, no centro espacial Kennedy, na Flórida.

Em 2011, a Nasa enviou uma nave espacial movida à energia solar de 1 bilhão de dólares, chamada Juno, para uma missão de cinco anos a Júpiter.
Juno, que deve chegar em julho de 2016, foi lançada pouco mais de duas semanas após a última missão espacial retornar para a Terra e do encerramento definitivo do programa de 30 anos de ônibus espaciais.
A Agência Espacial Europeia já tem uma nave espacial não tripulada nos trabalhos de exploração das luas congeladas de Júpiter, incluindo Europa.
A sonda de exploração das luas congeladas de Júpiter (JUICE, sigla em inglês) tem chegada no planeta prevista para 2030 para uma missão com duração de três anos.
Ainda este ano, a agência vai “selecionar os instrumentos” que viajarão à bordo da sonda e “passará para a próxima fase”, segundo Bolden.
O presidente americano Barack Obama enviou ao Congresso sua proposta de orçamento para o próximo ano fiscal. Para este período, a Nasa solicitou um total de US$ 18,5 bilhões, quantia que representa um aumento de 2,7% em relação a 2014. A Nasa solicitou US$ 30 milhões apenas para esta missão na lua Europa.
O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário