Translate

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

O telescópio VISTA obtém fotos impressionantes de estrelas localizadas atrás da Via Láctea




Com a ajuda do telescópio refletor VISTA do Observatório Europeu do Sul , os astrônomos do Canadá e Chile têm revelado a existência de duas estrelas variáveis Cepheid na parte de trás da Via Láctea.


Cefeidas são uma classe particular de estrelas variáveis , cujo brilho varia ritmicamente com um período muito regular. O ritmo do seu brilho é usado em ciência para calcular distâncias com alta precisão para objetos espaciais que estão em distâncias muito grandes da Terra . Por isso, muitas vezes  as cefeidas, quasares  e pulsares são chamados de "lanternas do Universo" , relata a agência Ria Novosti .

Os astrônomos chilenos e canadenses detectaram as duas estrelas , enquanto estudava os Trifid, fotos de nebulosa tiradas com o telescópio VISTA. As estrelas encontradas estão localizadas na parte de trás da Via Láctea , que estão escondidas da vista por trás do chamado "contramuro ' .

De acordo com estimativas de cientistas , Cepheids estão a uma distância de 37.000 anos-luz da Terra . Elas são as primeiras estrelas variáveis encontradas no plano central da Via Láctea, além do bojo central. Os astrônomos  afirmam que elas são estrelas "bebês" que acabam de completar 48 milhões de anos , dando-lhes motivos para considerar que elas estão em uma  acumulação estelar muito jovem, mesmo invisíveis para os cientistas.
RT




Nenhum comentário:

Postar um comentário