Translate

sexta-feira, 6 de março de 2015

Buracos negros podem ser portais dimensionais, afirmam cientistas

Representação de um buraco negro feita por um artista (Shutterstock)


No coração de um buraco negro pode haver um portal para outro universo. Este outro universo pode ser a fonte de matéria e força que geraram o nosso universo através do Big Bang.
Albert Einstein previu que no centro dos buracos negros estão espaços e tempos singulares. A singularidade é uma das entidades mais misteriosas para os físicos. É tão pequeno que é insondável, mas sua massa é tão grande que é insondável.
Cientistas não sabem o que é, mas sabem que é alguma coisa, e esse algo pode ser a chave para a origem do universo conhecido. De acordo com a teoria do Big Bang, o universo começou com uma singularidade. Alguns físicos têm conciliado as singularidades dos buracos negros com a singularidade do Big Bang.
O portal para outros universos seria como buracos de minhocas?
representação de um buraco de minhoca feita por um artista (Shutterstock)
representação de um buraco de minhoca feita por um artista (Shutterstock)
Nikodem Poplawski, física da Universidade Indiana, sugere que o que Einstein previu ser singularidades do espaço-tempo no centro dos buracos negros são na realidade buracos de minhoca para outros universos. Poplawski publicou um artigo na revista Physics Letters B em 2010 descrevendo sua teoria.
Damien Easson, um físico teórico da Universidade Estadual do Arizona, já havia levantado a hipótese de que o universo conhecido pode ter nascido de dentro de um buraco negro, mas ele disse ao National Geographic que Poplawski deu um passo adiante, sugerindo que um buraco de minhoca pode ter sido o meio.
Outra teoria sustenta que o universo foi criado quando uma estrela de quatro dimensões caiu em um buraco negro. Niayesh Afshordi, um astrofísico do Instituto Perimeter de Física Teórica em Waterloo, Canadá, e seus colegas apresentaram um documento no ano passado descrevendo este teoria.
Seria o Big Bang a explosão de uma estrela com quatro dimensões?
Representação da explosão de uma estrela feita por um artista (Shutterstock)
Representação da explosão de uma estrela feita por um artista (Shutterstock)
Estrelas de quatro dimensões em outros universos podem entrar em colapso formando buracos negros de quatro dimensões, disse Afshordi. Um horizonte de eventos é entendido como uma espécie de ponto de não retorno que envolveu um buraco negro. Depois que um objeto atravessa-o, nós não sabemos o que realmente acontece, mas ele não parece voltar mais, pelo menos não de uma forma reconhecível.
O horizonte de eventos de um buraco negro de três dimensões em nosso universo tem duas dimensões. O horizonte de eventos de um buraco negro de quatro dimensões seria, portanto, de três dimensões.
A membrana desse horizonte de eventos de três dimensões pode ser o nosso universo. A expansão dessa membrana pode ser o que observamos como a expansão de nosso universo após o Big Bang.
Se estas teorias são corretas, o que isso implica para os buracos negros em nosso universo? Nas últimas décadas temos encontrado muitos buracos negros, será que cada um deles fornece um portal para outros universos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário