Translate

quarta-feira, 25 de março de 2015

Estado Islâmico ameaça Tataouine, a cidade de Guerra nas Estrelas


Uma ameaça muito mais real se impõe à cidade de Tataouine, na Tunísia. Se um dia ela foi o local escolhido por George Lucas para ser o planeta Tatooine, de Luke Skywalker, hoje ela se vê na rota do grupo extremista Estado Islâmico.

Quase 40 anos após as filmagens de “Guerra nas Estrelas”, a cidade no Deserto do Saara ainda atrai fãs da saga com suas casas imortalizadas no filme. Mas, cada vez as viagens se tornam mais perigosas. Tataouine está no caminho percorrido por muitos extremistas que buscam os campos de treinamento do EI na Líbia, a cerca de cem quilômetros de distância.

No início deste mês, três homens foram presos no local com a intenção de cruzar a fronteira e se unir ao grupo, que dias atrás reivindicou o ataque ao Museu do Bardo, em Túnis. Recentemente, foram encontrados na região dois depósitos de armas.

O atentado ao museu visava claramente uma das principais fontes da economia do país: o turismo. A intensificação de extremistas na região de Tataouine pode danificar o setor ainda mais.

Já está confirmado que o próximo episódio da saga terá locações em Irlanda, Reino Unido e Emirados Árabes Unidos. Por enquanto, Tataouine está fora da rota do diretor JJ Abrams.
O GLOBO