Translate

quarta-feira, 22 de abril de 2015

A ponto de encontrar o Planeta X ? Plutão pode ter um "grande vizinho '


A sonda da NASA New Horizons irá capturar no prazo de três meses a primeira imagem em close-up de Plutão. Alguns astrônomos acreditam que pode haver centenas ou mesmo milhares de corpos distantes que estão além do planeta-anão, incluindo do tamanho da Terra ou Marte.

Alguns cientistas acreditam que há muitos corpos celestes como a Terra ou Marte além de Plutão, escreve a revista 'Cosmos' .

De acordo com um artigo de Richard A. Lovett, a grande lua de Plutão, Caronte, não esteve sempre na órbita do planeta anão. Em algum momento os dois corpos poderiam haver colidido ligeiramente, depois do qual Caronte se entrelaçou com a gravidade de Plutão. Alan Stern, pesquisador da missão da sonda New Horizons da NASA citado por Lovett, acredita que essa colisão provavelmente significa que Plutão e Caronte poderia ter sido grandes corpos espaciais vizinhos .

No meio da última década longe de Plutão foram descobertos quatro corpos. No entanto, Eris, Makemake, Haumea e Sedna não superam o planeta anão. Stern sugere que corpos maiores estão esperando para ser encontrados perto de Plutão.

" Se Plutão e Caronte fossem os únicos grandes objetos no sistema solar exterior, as chances de colisões seriam mínimas. Stern calculou que levaria um tempo de 10.000 vezes a idade do universo para ter uma provável colisão entre um solitário Plutão e Caronte. No entanto, se houver 1.000 objetos do tamanho de Plutão na região, a colisão seria possível ", Lovett escreve. "Nós poderíamos até achar corpos do tamanho de Marte ou da Terra".
RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário