Translate

terça-feira, 21 de abril de 2015

Adeus ao mistério da Grande Mancha Branca de Saturno


Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia, EUA revelaram a natureza da Grande Mancha Branca de Saturno aparecendo com uma frequência de aproximadamente uma vez a cada 29,5 anos.

Quando hemisfério norte de Saturno está inclinado em direção ao Sol, sua mancha branca misteriosa de mais de 10.000 quilômetros de comprimento pode obscurecer os mais brilhantes anéis do planeta. Agora, pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia, EUA descobriram a origem deste fenômeno chamado a Grande Mancha Branca de Saturno.

A Mancha vem de uma nuvem grande e densa de vapor que se encontra entre as camadas superiores e inferiores da atmosfera de Saturno. Este vapor é mais pesado do que o gás dominante no planeta, hidrogênio e hélio, eventualmente, esfria e se torna mais pesado, enquanto o hidrogênio e hélio são aquecidos e sobem. O que leva à erupção de gases através do vapor, causando uma enorme tempestade de tal modo que o telescópio pode observar, diz o estudo publicado na revista 'Nature' .
RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário