Translate

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Identificados 500 asteróides que ameaçam atingir a Terra nos próximos 100 anos


Esta semana, pesquisadores de todo o mundo reuniram-se na Itália para determinar como agir em caso de uma emergência causada pelo impacto de um asteróide . Existe a possibilidade de que cerca de 500 deles colidir com a Terra nos próximos 100 anos.

"Nós identificamos cerca de 500 objetos próximos da Terra (NEO, por sua sigla em Inglês), que podem, dentro de 100 anos, colidir com a Terra, embora a probabilidade seja muito baixa, em alguns casos, um em um milhão" esclarece Detlef Koschny, chefe do departamento NEO na Agência Espacial Europeia (ESA, em Inglês), relata a AFP .

"Continuamos olhando suas trajetórias, tentar prever se eles podem representar um risco", disse ele.

Durante a reunião no centro operacional da NEO, na cidade italiana de Frascati, o pesquisador compartilhou seus pensamentos sobre possíveis respostas à ameaça de um asteróide, alguns dos quais ainda parecem irreais. Estes incluem a proposta de acertar o corpo celeste para desviar e provocar uma explosão nuclear que iria matar o asteróide.

 Muitos especialistas estão convencidos de que 75% das formas de vida na Terra, incluindo os dinossauros desapareceram do impacto de um enorme asteróide há 65 milhões de anos. É por isso que este problema atrai a atenção da comunidade científica.
RT