Translate

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Evidências de um assassinato de 430 mil anos atrás são encontradas

Aviolência entre humanos (nesse caso hominídeos) já existia ha 430 mil anos. Pelo menos é isso o que sugere a descoberta de um crânio fraturado em uma caverna na Espanha.
A caverna, conhecida como 'poço dos ossos', é famosa entre arqueólogos por conter os restos de 28 hominídeos. E, dentre esses restos, um crânio chamou a atenção dos cientistas: ele parece ter sofrido pancadas repetidas, como se alguém tivesse batido nele com um instrumento, com a intenção de matar. As duas fraturas visíveis, segundo análises em 3D, teriam sido provocadas pelo mesmo objeto.
Além de fornecer pistas sobre o motivo de tantos corpos estarem na caverna, a descoberta sugere que a violência era comum em nossos ancestrais - logo poderia ser intrínseca aos hominídeos.
O poço dos ossos está sendo estudado por cientistas há 30 anos - e análises de DNA feitas em 2013 com os restos mostraram que os corpos provavelmente são de uma linhagem ancestral de Neandertais.
A análise dos corpos e do formato da caverna também sugere que os restos foram deixados lá de propósito, sendo uma prática funerária primitiva. 
Via PLOSone

Nenhum comentário:

Postar um comentário