Translate

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Experimental: Vela solar em forma de pipa já está no espaço!

Assista ao vídeo
No momento, a vela solar ainda está fechada e o pequeno satélite está apenas transmitindo dados de telemetria na frequência de 437.435 MHz, bastante fácil de ser recebida e decodificada pelos interessados.
O artefato foi colocado em torno da Terra em uma orbita elíptica com apogeu de 702 km e perigeu de 355 km.
A previsão para a abertura da vela solar é 17 de junho. Quando isso ocorrer, Lightsail-1 ocupará uma área de 32 metros quadrados e se tornará um brilhante objeto que poderá ser visto no céu a olho nu antes da alvorada e depois do pôr do Sol, inclusive no Brasil.
A vela é um projeto experimental anunciado em 2009 e desenvolvido pela Planetary Society, uma organização global sem fins lucrativos dedicada à exploração do espaço.



Os três cubesats que compõe o corpo principal da Lightsail-1 abrigam todos os sistemas de orientação, diagnóstico e comunicação, além de possuir câmeras e sensores diversos.
Quando aberta, a vela assumirá um shape em forma de diamante com 5,5 metros de lado, que terá o papel fundamental de propelir a nave através da pressão do vento solar que incidirá sobre ela. O propósito é desenvolver uma forma limpa de propulsão no espaço.
Estão previstas diversas passagens da LightSail-1 sobre o território Brasileiro e quem tiver interesse pode desde já rastrear a vela através do nosso site SATVIEW

       




Direitos Reservados
É vedada a utilização deste texto

Leia nosso Termo de Uso e saiba como publicar este material em seu site ou blog