Translate

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Meteorologia fora do Sistema Solar ?


Os astrônomos detectaram a existência de ciclos meteorológicos diários em seis planetas fora do sistema solar.
Através de observações com telescópio Kepler, um grupo internacional de astrofísicos da Universidade de Toronto (Canadá) e Universidade da rainha de Belfast (Reino Unido) foi medido ciclos de fases dos exoplanetas, relata a revista Astrophysical Journal ".

As variações ocorrem porque as diferentes partes desses planetas refletem a luz de suas estrelas, da mesma forma como os nossos próprios ciclos lunares, mas com diferentes de fases.

Entre as descobertas mais interessantes do estudo são os indícios de que em quatro dos planetas estudados as manhãs são nubladas , enquanto em outros dois as noites são claras .

"Para determinar o tempo destes planetas medimos as mudanças como os planetas orbitam suas estrelas-mãe, e identificando o ciclo dia-noite", diz Lisa Esteves, principal autora do estudo.

Como os planetas se encontram muito perto de suas estrelas, se espera que girem para a esquerda –igual a maioria dos objetos do sistema solar– e que o lado direito se move na direção da órbita de cada planeta.

A maioria dos planetas observados neste estudo são muito quentes e grandes, com temperaturas superiores a 1.600 graus Celsius e tamanhos comparáveis ao de Júpiter.
RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário