Translate

quarta-feira, 6 de maio de 2015

NASA: O terremoto no Nepal alterou a atmosfera da Terra


O terremoto no Nepal não só tirou a vida de mais de 7.500 pessoas, deixou mais de 14.000 feridos e destruiu cidades inteiras, mas tem influenciado a atmosfera do nosso planeta, segundo a Nasa.

Os dados de um 'software' desenvolvido pelo Laboratório de Propulsão a Jato da  NASA ,  revelam  que o terremoto no Nepal em 25 de Abril criou ondas de energia que penetraram a atmosfera superior da Terra, interrompendo a distribuição de elétrons na ionosfera, a região da atmosfera entre cerca de 60 a 1000 km acima da superfície da Terra. Tais perturbações têm sido detectados pelos sinais transmitidos pelo sistema GPS e foram recebidos por um receptor localizado perto do Nepal.

Como resultado,  algumas mudanças foram registradas na ionosfera  sendo investigadas no momento, assim como outras catástrofes naturais, como erupções vulcânicas ou tsunamis riscos são examinados. Os cientistas acreditam que os dados que possuem, podem ajudá-los a desenvolver novos modelos de propagação de ondas, o que  poderia ser parte de sistemas de alerta precoce futuras  para tsunamis e outros desastres naturais difíceis de detectar ou prever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário