Translate

terça-feira, 2 de junho de 2015

Em junho, Vênus poderá ser visto a olho nu

Neste mês, olhe para o céu! A "Estrela D'alva", conhecida de sua avó, estará brilhante e visível a olho nu. Mas, claro, de estrela o corpo celeste não tem nada: se trata de Vênus, um de nossos vizinhos, que estará em sua elongação oriental máxima no dia 6.
O que isso quer dizer? Significa que o planeta estará em seu ponto mais alto no céu do pôr do Sol (a elongação ocidental máxima acontece quando ele atinge esse ponto no nascer do Sol) e suas condições de visibilidade estarão excelentes.
Para observá-lo olhe para o oeste e saiba que ele estará visível até 3h20 depois do pôr do sol - então procure por ele nas primeiras horas da noite. 
Além de ser bastante visível no dia 6, Vênus terá eventos interessantes ao longo do mês.No dia 19 de junho, o planeta estará próximo da Lua nos céus, logo após o pôr do Sol. Como nosso satélite estará com apenas 11% de seu disco iluminado, a vista vai ser bem bonita. E, poucos minutos depois, Júpiter se junta à festa e poderá ser visto acima de Vênus.
Nos dias 30 de junho e 1o. de julho, Vênus e Júpiter se aproximam novamente! A observação a olho nu será possível perto do anoitecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário