Translate

quarta-feira, 17 de junho de 2015

México: Decifram o nome do túmulo do rei maya Pakal


Mais de 60 anos após a descoberta da cripta do rei maya Pakal, que governou em uma área que está atualmente no estado mexicano de Chiapas, os investigadores revelaram que o nome do túmulo é 'La Casa de las Lanzas da Sharp Nine' .

Pesquisadores do Centro de Estudos Maya (CEM) Instituto de Pesquisa de Filologia da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM)decifrou o glifo maya T514 , que significa "borda". Guillermo Bernal Romero, que apresentou a descoberta, explicou que há 63 anos, este glifo foi encontrado em uma parte do Templo das Inscrições em Palenque, sítio arqueológico que abriga a cripta do Rei K'inich Janaab Pakal " La Jornada ".

Além disso, o pesquisador afirmou que, revelando o significado do símbolo também decifrou o nome do túmulo de Pakal: La Casa de las Nueve Lanzas Afiladas (A casa das Nove Lanças Afiadas) . Bernal acrescentou que era "uma designação representando nove guerreiros que estão desenhados nas paredes da tumba."

Pakal Janaab Rei K'inich ', nascido no século VII, realizou um governo bem-sucedido na antiga cidade de Palenque, e acredita-se estar por trás da construção de sua arquitetura impressionante.
RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário