Translate

sábado, 13 de junho de 2015

Os astrofísicos observam erupção de bolhas gigantes em um buraco negro supermassivo


Uma equipe de astrofísicos americanos observaram que a voracidade incomum de um buraco negro supermassivo faz com que ele 'estrangule' e muitas vezes "arrote" o seu "almoço" sob a forma de bolhas gigantes de gás quente para o espaço intergaláctico.

Graças ao telescópio espacial Chandra de raios-X, os cientistas do Observatório Smithsonian Astrophysical em Cambridge (EUA) encontraram erupções cutâneas descobertas no tal buraco negro supermassivo que está localizado no centro da galáxia NGC 5813, de acordo com um artigo publicado no revista Astrophysical Journal ".

Buracos negros supermassivos absorvem periodicamente estrelas, gás e outros corpos celestes, e então parte do material absorvido é ejetado na forma de jatos de plasma a uma velocidade próxima à da luz.

Segundo os pesquisadores, foi determinado a duração das erupções do buraco negro, estudando as cavidades (ou bolhas gigantes) nos gases de vários milhões em NGC 5813. Estas cavidades ocorrem quando jatos dos buracos negros supermassivos geram ondas que ao se chocar empurra o gás para fora e cria enormes buracos.
RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário