Translate

sábado, 13 de junho de 2015

Ursos polares precisaram mudar a dieta por causa do aquecimento global: agora eles comem golfinhos


Pesquisadores que estudavam a costa da Noruega encontraram vários ursos polares 'jantando' restos de golfinhos-de-bico-branco. Os animais aquáticos, aparentemente, ficaram presos sob o gelo de um fiórde e se tornaram presas fáceis.
"É o primeiro registro de golfinhos dessa espécie sendo comidos por ursos polares", afirmou a equipe de cientistas em seu estudo, publicado no Polar Research. "Golfinhos-de-bico-branco são visitantes frequentes de Svalbard no verão, mas nunca foram vistos tão cedo tão ao norte antes disso". 
Tanto os golfinhos quanto os ursos são vítimas do mesmo problema: o clima mais quente torna difícil a alimentação de ambas as espécies. Os golfinhos devem ter ido mais para o norte para caçar e acabaram se tornando vítimas dos ursos. De acordo com os cientistas, não havia gelo na área em que os golfinhos foram encontrados algumas semanas antes - mas uma anomalia climática fez com que o gelo se formasse e os animais ficassem presos na água, com uma área pequena para respirar. Provavelmente os ursos, famintos, se aproveitaram da situação.
As fotos dos pesquisadores mostram que pelo menos um dos ursos flagrados era bastante magro, com costelas visíveis através do pelo - indícios de que estava com dificuldade de encontrar alimentos. Depois de terminar o lanche, ele guardou pedaços de uma segunda carcaça para depois.
Apesar dos golfinhos poderem ajudar na dieta dos ursos, eles não serão capazes de substituir completamente as focas, que são a base da alimentação dos bichos.
Além da falta de presas, o derretimento do gelo causa outro grande problema para os ursos: as fêmeas viajam por cima do mar congelado para ilhas para dar à luz. Sem o gelo, os cientistas não sabem se elas já encontraram outro lugar para parir e criar os filhotes. 
Via Vice

Nenhum comentário:

Postar um comentário