Translate

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Nasa completa 'álbum de fotos' do Sistema Solar com Plutão

A imagem mais detalhada de Plutão foi produzida pela sonda New Horizons. As informações detalham de forma inédita o tamanho e as características do planeta anão. Plutão tem cerca de 80km de diâmetro a mais do que se acreditava, ou seja, equivalente a dois terços do tamanho da Lua (Foto: Nasa)


Com as recentes fotos que mostram detalhes de Plutão, a agência espacial americana, Nasa, completou um belo álbum de fotos dos planetas do Sistema Solar.
A BBC reuniu algumas das mais impressionantes imagens produzidas a partir das missões espaciais aos planetas vizinhos.
Nem todas as imagens são fotografias, algumas são fotomontagens, outras mosaicos produzidos a partir de diversas imagens.
Desde a icônica foto da Terra sacada em 1969 pela tripulação da Apollo 11 até as últimas imagens do planeta anão, confira o "álbum do Sistema Solar".
 
Uma imagem retocada de Mercúrio mostra as diferenças químicas, minerais e físicas entre as pedras na superfície:
1. Uma imagem retocada de Mercúrio mostra as diferenças químicas, minerais e físicas entre as pedras na superfície (Foto: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Carnegie Institution of Washington)
A superfície de Vênus aparece nesta imagem computadorizada produzida a partir de fotos da sonda Magellan, que orbitou o planeta nos anos 1990, adicionando as cores captadas pelas sondas soviéticas Venera 13 e 14:
A superfície de Vênus aparece nesta imagem computadorizada produzida a partir de fotos da sonda Magellan, que orbitou o planeta nos anos 1990, adicionando as cores captadas pelas sondas soviéticas Venera 13 e 14 (Foto: Projeto Magellan/JPL/NASA)
A Terra, fotografada pela tripulação da missão Apollo 11, em julho de 1969:
A Terra, fotografada pela tripulação da missão Apollo 11, em julho de 1969 (Foto: Nasa/AP)
O Valles Marineris, apelidado de Grand Canyon de Marte, na imagem produzida a partir de um mosaico de fotos tiradas pela sonda Viking:
4. O Valles Marineris, apelidado de Grand Canyon de Marte, na imagem produzida a partir de um mosaico de fotos tiradas pela sonda Viking (Foto: Nasa)
Júpiter, o maior dos planetas do Sistema Solar, em foto tirada pela Câmera de Campo Amplo Três do telescópio Hubble:
5. Júpiter, o maior dos planetas do Sistema Solar, em foto tirada pela Câmera de Campo Amplo Três do telescópio Hubble (Foto: NASA, ESA, and A. Simon)
Esta fotomontagem recria uma panorâmica de Saturno e seus anéis a partir de fotos tiradas pela espaçonave Cassini em maio de 2004:
6. Esta fotomontagem recria uma panorâmica de Saturno e seus anéis a partir de fotos tiradas pela espaçonave Cassini em maio de 2004 (Foto: NASA/ESA/AP)
A espaçonave Voyager 2 passou ao largo de Urano, o sétimo planeta que orbita o Sol, em janeiro de 1986:
A espaçonave Voyager 2 passou ao largo de Urano, o sétimo planeta que orbita o Sol, em janeiro de 1986 (Foto: Nasa/JPL)
Netuno, visto pela câmera da Voyager 2. A foto foi tirada a uma distância de 7,1 milhões de quilômetros e mostra a Grande Mancha Escura e ao seu lado um ponto brilhante:
Netuno, visto pela câmera da Voyager 2. A foto foi tirada a uma distância de 7,1 milhões de quilômetros e mostra a Grande Mancha Escura e ao seu lado um ponto brilhante (Foto: Nasa/JPL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário