Translate

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Nasa revela fotos de duas outras luas de Plutão, Nix e Hidra

Nas novas imagens divulgadas pela Nasa, produzidas pela sonda New Horizons, vemos as luas Nix e Hidra. Bem distintas da redondinha Caronte, as duas possuem uma forma irregular. Apesar das fotos serem borradas, elas já são bem avançadas em comparação a imagens anteriores que tínhamos dos satélites.
Nix foi registrada a 164 mil km de distância, enquanto Hidra estava a 230 mil km. 
"Antes da semana passada, Hidra era só um pontinho de luz, então é uma experiência surreal vê-la se transformar em um lugar de fato, com forma e características reconhecíveis", afirmou o colaborador da missão New Horizons Ted Stryk. Estima-se que Hidra tenha 54 km de comprimento e 40 km de largura. Já Nix teria 41 km de comprimento e 35 km de largura. 
Mais informações sobre as luas foram registradas pela New Horizons, mas os cientistas ainda não fizeram o download desses dados. 
As duas luas são recentes no conhecimento humano - foram identificadas em 2005 pelo Hubble. Plutão tem cinco luas no total, todas com órbitas caóticas ao redor do planeta anão e de Caronte, sua maior lua. Estima-se que em outubro teremos imagens melhores dos outros dois satélites, Estige e Cérbero. 
Via The Verge

Nenhum comentário:

Postar um comentário