Translate

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Médicos alertam contra o uso de recipientes de plástico no microondas


Depois de décadas de discussões sobre os efeitos tóxicos do plástico, os pesquisadores britânicos provaram que são prejudiciais para a saúde e agora também alertam para o perigo que pode representar os alimentos em recipientes de plástico e garrafas.

De acordo com o jornal 'Daily Mail', Cancer Research UK, uma instituição de caridade britânica dedicada à pesquisa sobre o câncer, afirmaram que os produtos químicos das embalagens e recipientes plásticos se filtram nos alimentos e bebidas quando estão expostos a temperaturas altas. A organização adverte que os alimentos aquecidos por microondas em recipientes de plástico podem causar problemas de saúde como câncer ou perda de fertilidade e prejudicar o desenvolvimento fetal.

Os pesquisadores observam que o produto químico que causa maior preocupação é o bisfenol A (BPA), amplamente utilizado na fabricação de plásticos. De acordo com os cientistas, este elemento imita os efeitos do hormônio sexual feminino, o estrogênio no corpo humano. Os estudos de laboratório também relacionaram BPA ao câncer de mama e câncer de próstata e desenvolvimento sexual precoce no sexo feminino.

Um estudo publicado na revista Environmental Health Perspectives ", por sua vez, mostrou que mesmo dentro da máquina de lavar louça composto de 95% de utensílios de plástico torna-se menos estável e as partículas podem passar para a comida depois de ser lavado.
RT

#Naty