Translate

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

O PROCESSO

Culto apocalíptico psicodéIico (psico-apocalíptico?) que floresceu na Califórnia na metade dos anos 60. O Processo foi fundado pelo casal Robert DeGrimston (o Professor) e Mary Anne Maclean (o Oráculo), ambos ingleses. DeGrimston na verdade nasceu em Xangai, mas foi para Inglaterra com apenas 1 ano. Também conhecida como Igreja do Julgamento Final, a seita pregava que Jeová, Cristo, Satã e Lúcifer não eram inimigos, mas aspectos da mesma divindade. Ou, nas palavras de DeGrimston: “Cristo disse 'ama teu inimigo'. O inimigo de Cristo era Satã e o inimigo de Satã era Cristo. Pelo amor, a inimizade­ foi destruída. Pelo amor, Cristo e Satã destruíram a inimizade e estão juntos no Fim. Cristo para julgar. Satã para executar”.
Os adeptos se vestiam de preto, adotavam “patentes” inspiradas na hierarquia militar e usavam um símbolo formado por quatro “Ps” em circulo que lembrava uma suástica nazi. Autores americanos como Ed Sanders (The Family: The Story of Charles Manson's Dune Buggy Attack Battalion, E. P. Dutton, 1971) e Maury Terry (The Ultimate Evil: an lnvetigation of America's Most Dangeraus Satanie Cults, Barnes & Noble, 1999) especulam que o Processo está por trás de várias atividades criminosas como tráfico de drogas, pornografia infantil e assassinatos em série - tudo feito em nome de Satã. Psicopatas como Charles Manson e o Filho de Sam teriam sido inspirados ou manipulados pela seita.
Naturalmente, nenhum dos dois autores apresenta provas ou evidências conclusivas dessa conspiração diabólica. O único fato concreto é que os textos de DeGrimston ficaram cada vez mais confusos a partir de 1970. Satã acabou tomando conta do panteão e Jeová e Cristo foram reduzidos a coadjuvantes. Em 1974, o Conselho de Mestres, espécie de diretoria do culto, preocupado com as tendências satanistas de DeGrimston, resolveu expulsá-lo do grupo. Mary Ann Maclean assumiu o controle da religião, que mudou de nome para Fundação Fé do Novo Milênio e, mais tarde, Fundação Fé de Deus. O panteão também foi reformulado. Satã e Lúcifer caíram fora, Jeová e Cristo tomaram conta.
Robert DeGrimston deixou os Estados Unidos naquela época e, até onde se sabe, mantém-se afastado das práticas religiosas, satânicas ou não. Mas e claro que é possível – embora não provável - que ele secretamente lidere o tal underground satânico de que falam Terry e Sanders.

Nenhum comentário:

Postar um comentário