Translate

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Um menino chinês de 10 anos de idade descobriu uma supernova


Um astrônomo amador de 10 anos de idade nativo da cidade chinesa de Hefei, descobriu o que é provavelmente uma nova supernova. Este achado faria dele a pessoa mais jovem do país a realizar tal façanha.

Liao Jiaming, estudante de 10 anos de uma escola primária em Hefei, capital da província de Anhui da China, no sábado, encontrou um ponto brilhante raro, digitalizou várias fotografias em preto e branco do Universo, no âmbito de um projeto de ciência, diz relatórios  da agência Xinhua. Se esta luz corresponde à existência de uma supernova, ele tornou-se a pessoa mais jovem no país a fazer uma descoberta similar.

As imagens foram tiradas no Observatório Xingming, localizado no extremo oeste da Região Autônoma Uighur Sinkiang, e haviam sido distribuídas sem qualquer outro usuário da Internet notasse qualquer característica marcante.

O fundador do Observatório Xingming, Gao Xing, disse que é muito provável que seja uma supernova e estima que esteja a cerca de 220 milhões de anos luz da Terra. Ele também apresentou a descoberta à União Astronômica Internacional (IAU, por sua sigla em Inglês) para confirmar a sua existência a partir do espectro de testes.

"Eu quero encontrar uma estrela para colocar o meu nome. Eu gosto de ver o céu estrelado e olhar para imagens de estrelas. Esta descoberta me dá mais confiança para descobrir novas supernovas", disse Liao Jiaming.
RT

#Naty

Nenhum comentário:

Postar um comentário