Cientistas dos Estados Unidos revelaram que os ancestrais dos índios, que se instalaram no Novo Mundo 15,000-16,000 anos atrás, foram responsáveis pela extinção de mastodontes e outros representantes da megafauna do Norte e América do Sul.
Os pesquisadores disseram em seu estudo, publicado na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences", que "graças à descoberta do conjunto de indicadores ambientais", torna-se cada vez mais claro que o impacto das populações humanas pré-históricas tiveram sobre o meio ambiente .
"As comunidades humanas antigas alteraram radicalmente o funcionamento dos ecossistemas para dezenas e centenas de milhares de anos", disse o autor do estudo Todd Surovell da Universidade de Wyoming, EUA
Para investigar a questão, Surovell e colegas calcularam o período exato de extinção de várias espécies de megafauna no Alasca, o centro da América do Norte, América Central, a Amazonas e extremo sul do continente. Especialistas conseguiram encontrar descobrir certo algoritmo segundo a extinção que 'se movia' desde o norte até o sul. Este algoritmo, reflete a maneira que os seres humanos foram se espalhando no Novo Mundo.
Esta coincidência foi revelada pela primeira vez em 1960 pelo famoso paleontólogo Paul Martin, mas a sua teoria foi criticada por outros especialistas.
RT
#Naty
Nenhum comentário:
Postar um comentário