Translate

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Luz Natural: Espelho solar ilumina vila italiana no inverno


A pequena Viganella, nos Alpes italianos, tem 185 habitantes e foi construída no fundo de um vale alpino muito íngreme. Ali, durante três meses o Sol simplesmente não aparece e a solução foi construir um grande espelho para levar a luz solar até a vila.

O espelho foi instalado no alto de uma das montanhas em dezembro de 2006 com o objetivo de refletir os raios de Sol em direção à praça central entre novembro e fevereiro, época em que o Sol fica obstruído por outras montanhas. "É mais ou menos como a Sibéria", afirma uma das moradoras do vilarejo.
Para os moradores da pequena cidade, ver o Sol nesta época do ano é um acontecimento sem par. Viganella tem 800 anos de história e antes da instalação do espelho seus habitantes nunca haviam visto a catedral iluminada pelos raios solares durante o inverno.


Espelho Praca Viganella criancas observando
Clique para ampliar

A história do espelho começou em 1999, quando o prefeito Franco Midali fez uma aposta com Giacomo Bonzani, arquiteto responsável pelo projeto. Na época, Midali desafiou Bonzani e disse que se o arquiteto conseguisse fazer o Sol brilhar no inverno, se comprometeria a arrecadar o dinheiro para o projeto.
Com 40 metros quadrados e um custo inicial de 120 mil dólares, o espelho é formado por 14 placas polidas de aço inoxidável e foi instalado em uma altura de 500 metros sobre uma colina.

Espelho Viganella
Clique para ampliar

Inicialmente o espelho era fixo, mas depois ganhou um sistema de rastreio controlado por computador, que permite que os raios de Sol sejam constantemente dirigidos ao centro da pequena vila.

Para muitos moradores, ver a Vigannela iluminada é quase um milagre e muitos deles jamais pensaram que isso seria possível.

http://www.apolo11.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário