Translate

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Astrônomo explica por que a chegada do homen à Lua não foi uma farsa


Você conhece alguém que defende com unhas e dentes que o ser humano jamais pisou na Lua? Muitos pensam que tudo não passou de uma farsa lançada ao mundo pelo governo norte-americano. Indignado com essas teorias da conspiração, Marc Dantonio, um astrônomo, designer e escritor, juntou provas para derrubar os argumentos de quem defende de pés juntos que jamais nossa civilização esteve na Lua. Só para lembrar: em 1969, pela primeira vez, uma nave tripulada da missão Apolo 11 chegou ao satélite da Terra. Desde lá, outras missões com humanos foram à Lua, até a última, Apollo 17, em dezembro de 1972.

Veja as principais teorias da conspiração e por que elas são falsas:
Conspiração das sombras -  essa famosa teoria indica que há algo errado com as sombras da superfície lunar nas fotos capturadas por câmeras dos próprios astronautas. A alegação é que as sombras se movem em direções diferentes, como se múltiplas fontes de luz estivessem iluminando a cena. Dantonio, que também trabalha com efeitos especiais para o cinema e a TV, reproduziu um cenário igualzinho à superfície lunar, iluminado com apenas uma fonte de luz. O resultado foi exatamente como o esperado e reproduziu as sombras das fotos originais. A luz, de um baixo ângulo como o dos astronautas, pareceu ir em várias direções por conta da topologia lunar e seu desnivelamento. Já quando a câmera foi colocada sobre o cenário, todas as sombras ficaram perfeitamente alinhadas. Conclusão: teoria das sombras foi derrubada.
Imagem: Marc Dantonio
Teoria do céu sem estrelas - Para quem conhece um pouco sobre fotografia, aqui se trata de um caso de exposição do então filme fotográfico usado naquele tempo. Para que a imagem não ficasse "desbotada" era necessário baixar o tempo de exposição do filme à luz, o que proporcionou sombras realmente escuras na foto, impossibilitando que os pontinhos de luz das estrelas fossem capturados na foto.
Imagem: NASA
Vestígios de missões espaciais na Lua - Várias teorias orbitavam em torno da falta de provas sobre a presença de vestígios deixados na Lua pelas missões espaciais com humanos. Essa teoria caiu completamente por terra quando a Sonda Orbital Reconnaissance registrou fotos aéreas da Lua, em que podem ser observados o equipamento e até pegadas de astronautas na superfície lunar.
Imagem: Sonda Orbital Reconnaissance

Nenhum comentário:

Postar um comentário