Translate

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Foto de Plutão mostra misterioso objeto deslizando no gelo


A sonda New Horizons enviou uma das fotos mais interessantes e misteriosas da superfície de Plutão, o planeta anão.
Na imagem podemos observar um misterioso objeto que parece estar ‘deslizando’ pela superfície de Plutão dentro de uma das valetas encontradas na planície conhecida como Sputnik Planum.  Especialistas da NASA acreditam que o objeto, cuja aparência lembra a de uma lesma, poderia ser um “bloco sujo” de água gelada “boiando” no denso nitrogênio sólido, enquanto é arrastado para a beirada de uma célula convencional.
A imagem, transmitida para a Terra em 24 de dezembro de 2015, foi obtida pelo telescópio Long Range Reconnaissance Imager (LORRI), à uma distância de aproximadamente 17.000 quilômetros.
A Sputnik Planum fica numa altitude baixa, comparada com a área ao seu redor. Todavia sua superfície não é completamente plana, já que é separada por células ou polígono de 16 a 40 quilômetros de largura.  Quando visualizadas com o ângulo de incidência do Sol mais baixo, mostrando suas sombras, estas células parecem levemente mais altas do que seu centro.
Os pesquisadores acreditam que as células foram criadas ao longo do tempo, devido à convecção térmica lenta das planícies geladas, que supõe-se serem formadas por uma mistura de gelo de nitrogênio com gelo de água.
Até agora a New Horizons transmitiu somente vinte por cento do total de imagens tiradas durante seu voo histórico, diz o investigador chefe da missão, Alan Stern, do Instituto de Pesquisa Sudoeste, em Boulder, Colorado – EUA.

Plutão, por New Horizons - NASA
Pesquisadores estimam que a sonda New Horizons agregou 50 gigabytes de dados ao passar por Plutão e Charon, sua maior lua, e quatro outros objetos menores.  Estima-se que levará aproximadamente um ano para todos os dados chegaram à Terra.