Translate

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Misterioso som no céu intriga moradores dos estados de Minas Gerais e São Paulo – Brasil


Na segunda-feira passada, dia 18 de janeiro, por volta das 15h45min, um estranho ruído, muito similar à turbina de uma aeronave, foi ouvido seguidamente por aproximadamente 5 minutos no céu de São Tomé das Letras, estado de Minas Gerais – Brasil.

Embora o ruído tenha sido bem claro, como pode ser visto no vídeo abaixo, devido à cobertura de nuvens ninguém pôde identificar sua fonte.

Pelos dados encontrados na Internet, esta não foi a primeira vez que o ruído ocorreu naquela região, tendo ele sido escutado anteriormente no dia 9, e inclusive com relatos vindos desde a cidade de Campinas, no estado de São Paulo.

Houve uma hipótese levantada de que o ruído teria sido resultado da quebra da barreira do som por dois caças da Força Aérea Brasileira – FAB, mas, de acordo com o jornal Correio Popular, a FAB negou na tarde de terça-feira (12) que qualquer caça ou aeronave militar tenha feito algum tipo de operação ou treinamento naquela região.

Ainda segundo o Correio Popular:

“Um grupo de astrônomos que fazem um relatório do ocorrido agora fica apenas com a hipótese de que o som tenha sido decorrente da explosão de um meteoro. ‘Preliminarmente acreditamos que houve uma explosão em grande altura e caído no mar’, comentou o astrônomo Júlio Lobo, do Observatório Municipal Jean Nicolini, que pretende concluir um relatório com mapeamento do ocorrido entre quinta e sexta-feira”…

Segundo o especialista, foram recebidos novos relatos de Piracicaba, Sertãozinho e Ubatuba. Até então havia relatos de Campinas, São Paulo, São Carlos, Caraguatatuba, Iracemápolis, São Sebastião e do Sul de Minas Gerais, sendo que em Ribeirão Preto foi visto um clarão.

Os estrondos relatados aconteceram entre 4h30 e 6h, entre 8h30 e 9h e às 11h. Lobo afirma ter recebido mais de cem relatos, sendo 70 confiáveis – a maioria deles de que o estrondo aconteceu às 11h. “Infelizmente teve muita gente que brincou”, ressaltou Lobo.

Em Campinas, ouviram o som misterioso moradores dos bairros Proença, Centro, Cambuí, Parque das Águas, Swiss Park, Parque Prado e San Martin e do distrito de Joaquim Egídio.
Os relatos também partiram de São Paulo, São Carlos, Caraguatatuba, Iracemápolis, São Sebastião e do Sul de Minas Gerais, sendo que em Ribeirão Preto foi visto um clarão.  (Jose Carlos Carioca)

Veja abaixo um vídeo onde pode ser escutado o misterioso som, que anda não foi identificado:

video