Translate

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Nasa cria gabinete de defesa planetária


Se o medo de que um asteroide destrua o planeta atrapalha seu sono, temos uma ótima notícia para você. A Nasa acaba de inaugurar um programa de detecção de asteroides e defesa planetária.
O Gabinete de Coordenação de Defesa Planetária – PCDO, sigla em inglês – vai administrar todas as tentativas da Nasa de reconhecer possíveis ameaças à Terra, além de trabalhar em parceria com agências governamentais internacionais para proteger o planeta, caso alguma dessas ameaças se torne realidade.

Os objetivos de defesa planetária da Nasa incluem o desenvolvimento de tecnologia capaz de desviar ou redirecionar objetos em rota de colisão com a Terra. Uma técnica potencial é usar o “método trator de gravidade”, que usa a massa de outro objeto para atrair o asteroide e tirá-lo da direção da Terra. Se essa estratégia se provar ineficiente, a agência espacial norte-americana irá fornecer aconselhamento, conhecimento e ajuda financeira para qualquer agência governamental que desenvolva uma resposta emergencial para qualquer impacto e consequência.“O estabelecimento do PCDO evidencia que a agência está comprometida em assumir um papel de liderança, nacional e internacionalmente, nos esforços para detectar qualquer risco de impactos naturais vindos do espaço, além de estar engajada na estratégia de evitar acidentes, caso a defesa planetária se faça necessária”, escreveu Lindley Johnson, principal executivo do programa, em um comunicado.
A fundação do PCDO é mais um esforço do Programa de Objetos Próximos à Terra da Nasa. O investimento neste programa saltou de 4 milhões de dólares (cerca de R$ 16 milhões), em 2009, para 40 milhões de dólares (R$ 161 milhões), em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário