Translate

sábado, 31 de janeiro de 2015

Os Oceanos estão ficando sem ar ?



A mudança climática está afetando seriamente os oceanos da Terra. O aumento das temperaturas, acidificação e perda de habitats marinhos têm contribuído para o agravamento da biodiversidade. Uma equipe de cientistas da Universidade da Califórnia, em Davis, EUA, alerta para outra ameaça que paira sobre os oceanos: a grande perda de oxigênio do habitat marinho.

A equipe de cientistas da Universidade da Califórnia, em Davis, EUA, liderada por Sarah Moffitt, estudou o período de aquecimento do oceano mais recente, entre 17.000 e 10.000 anos atrás, e encontrou uma grande perda de oxigênio do habitat marinho, que afeta seriamente a biodiversidade, de acordo com o relatório publicado na PLOS ONE .

Moffitt ressaltou que o período de degelo pré-histórico e moderno, crise climática antropogênica não são fenômenos análogos. No entanto, o efeito da mudança climática sobre o nível de oxigênio é uma séria ameaça para a vida nos oceanos.

A análise dos pesquisadores mostra que a zona mínima de oxigênio (OMZ) aumentou consideravelmente durante o último período de aquecimento. Esta diminuição do oxigênio tem um sério impacto sobre a fauna marinha e a biodiversidade , e os seus efeitos vão agravar-se se as alterações climáticas antropogénicas continuar aquecendo o planeta. Moffitt recorda que todas as espécies precisam de águas oxigenadas para impedir a sua extinção.
RT