Translate

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

A "bolha" que protege o sistema solar parece um tubo de pasta de dente



A heliosfera e vento solar da bolha em torno do sistema solar consiste de dois jatos como um tubo de pasta de dente, sugere nova pesquisa. A descoberta pode ter implicações para futuras tentativas para viagens interestelares.

Durante décadas, os cientistas estudaram a heliosfera, formada pelo vento solar, visualizando-o como uma muito longa cauda de cometa  em torno do sistema solar e uma distância de milhares de vezes maior do que entre a Terra-Sol.

De acordo com uma nova pesquisa publicada na revista Astrophysical Journal Letters "pelo pesquisador James Drake, o Joint Institute for Space-Ciência da Universidade de Maryland , EUA, a cauda da heliosfera é dividido em dois jatos . O campo magnético puxa o vento solar ao longo do eixo norte-sul do sol, gerando estes jatos, que são determinados pelo fluxo do meio interestelar: gás e poeira estão entre os sistemas estelares.

Drake sugere que os jatos de plasma é como um tubo de pasta de dente , e os anéis magnéticos solares  são como elásticos que apertam. Os campos magnéticos têm uma tensão e elásticos espremem o tubo de creme dental, ou seja, o plasma, explicou Drake.

A descoberta é muito importante para o futuro das viagens espaciais . A heliosfera protege o sistema solar, filtrando os raios cósmicos galácticos, e no momento em que uma nave espacial passa fora desta área protegida, estaria exposta a uma radiação nociva.
RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário