Translate

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

 Descubra a estrela que chegou mais próximo do Sistema Solar



Uma equipe internacional de astrônomos determinaram que há 70 mil anos atrás, uma estrela descoberta recentemente passou pela Nuvem de Oort. Assim, torna-se o corpo celeste que chegou mais próximo do sistema solar.

Uma equipe internacional de astrônomos dos EUA, Europa, Chile e África do Sul publicaram um estudo no Astrophysical Journal Letter ", que revela que há 70 mil anos atrás um sistema estelar binário (composto por uma anã vermelha de baixa massa e uma anã marrom ), apelidado de "Star Scholz ', cruzou a distante Nuvem de Oort no Sistema Solar em cerca de 52 mil unidades astronômicas de distância (0,8 anos-luz). Este valor é a distância cinco vezes mais perto do que a antiga estrela considerada mais próxima, a chamada Centauri, localizado 4'2 anos-luz, diz os relatórios de ' The Telegraph '.

Após a descoberta da estrela Scholz, os cientistas passaram a estudar a velocidade radial e tangencial, que pudesse voltar no tempo e reconstruir a trajetória dele. Estas medidas foram realizadas usando telescópios e espectrógrafos da África do Sul e Chile.

"O pequeno movimento tangencial e proximidade inicial indicou que o mais provável era que a estrela está se movendo em direção a um futuro encontro próximo com o sistema solar ou  já tenha feito e foi embora ", diz Eric Mamajek, principal autor do estudo. Atualmente este sistema estelar binário é de 20 anos-luz.
RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário