Translate

quinta-feira, 12 de março de 2015

Acham provas de que o mar oculto de uma lua de Saturno poderia abrigar vida


Os cientistas encontraram evidências de atividade hidrotermal em Enceladus, uma das 62 luas de Saturno . Segundo eles, nos oceanos da Terra tal atividade produz substâncias químicas que abrigam vida.

A sonda Cassini da NASA descobriu que pequenos pedaços de rocha lançadas ao espaço pelos gêiseres de  Enceladus , mostram sinais de atividade hidrotermal. De acordo com um estudo publicado na revista " Nature ",  é a primeira evidência de tal atividade fora da Terra , sugerindo, um oceano rico em mineral quente sob a superfície gelada do satélite.

Além disso,  as condições de profundidade abaixo da superfície poderia ser semelhante ao das que deram origem à vida na Terra , dizem cientistas. De acordo com Gabriel Tobie,  pesquisador de geodinâmica da Universidade de Nantes, "as fontes hidrotermais pode ter sido o berço dos primeiros organismos vivos primitivos da Terra."

A equipe de pesquisadores internacionais  descobriram também outros elementos de prova sobre as condições sob a superfície da lua  , depois de detectar ricos nanopartículas de silício lançados pela Enceladus. O seu tamanho e composição sugerem que foram produzidos por reações a temperaturas elevadas no leito do mar.
RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário