Translate

segunda-feira, 30 de março de 2015

Assista ao vídeo no qual um escritor previu a e detalhou a internet com precisão, em 1974 [VÍDEO]


É possível que os cientistas e engenheiros de diferentes áreas tenham sido os responsáveis diretos pelos grandes avanços tecnológicos das últimas décadas, porém não é menos verdade que aristas e pensadores muitas vezes se anteciparam e previram várias dessas evoluções quando ainda eram impensáveis e, portanto, sendo fontes de inspiração.

Isso aconteceu com o escritor de ficção científica Arthur C. Clarke, que, depois de criar as bases da comunicação por satélite em seus romances (ele é o autor do conto The Sentinel, que deu origem ao filme 2001: Uma Odisseia no Espaço), definiu com precisão assustadora o futuro da informática, explicando o funcionamento das redes e suas inúmeras aplicações décadas antes de existirem. Em uma entrevista de 1974, ele disse: “Quando chegar o ano de 2001, as pessoas terão em suas casas um pequeno console com o qual poderão falar com o seu computador local principal e obter todas as informações necessárias para a sua vida cotidiana: extratos bancários, reservas em teatros; toda a informação que requer a vida de uma sociedade moderna complexa será encontrada de forma compacta em sua própria casa. Haverá uma tela com um televisor, um teclado, e você falará com o computador e conseguirá as informações dele, e será algo tão confiável quanto o telefone”.
Quando perguntado se isso afetaria de forma negativa a vida social, Clarke respondeu que, embora seja possível, também “enriquecerá nossa sociedade, porque tornará viável que vivamos onde quisermos; qualquer homem de negócios ou executivo poderá viver em qualquer parte do mundo e continuar fazendo seus negócios através do computador. Isso é algo maravilhoso: significa que não haverá motivo para ficarmos presos nas cidades, podendo viver no campo ou onde quisermos, e continuar tendo uma interação completa com seres humanos”.
Fonte: Pijama Surf