Translate

segunda-feira, 16 de março de 2015

Mistério dos nossos 145 genes 'Alien': Cientistas descobrem parte do DNA não é dos nossos antepassados - e dizem que ela pode mudar a forma como pensamos sobre a evolução


Os seres humanos contêm genes 'alienígenas' não transmitidas de nossos antepassados,descobriram os pesquisadores.
Dizem que adquirimos genes essenciais 'estrangeiros' a partir de microorganismos co-habitando em  ambiente em tempos antigos.
O estudo desafia visões convencionais que a evolução animal se baseia exclusivamente em genes transmitidos através de linhas ancestrais - e diz que o processo ainda poderia estar acontecendo.

A pesquisa publicada na revista de acesso aberto Genome Biology enfoca o uso de transferência horizontal de genes, a transferência de genes entre organismos que vivem no mesmo ambiente.
"Este é o primeiro estudo a mostrar quão amplamente a transferência horizontal de genes (HGT) ocorre em animais, incluindo seres humanos, dando origem a dezenas ou centenas de ativos" estrangeiras de "genes", disse o principal autor Alastair Crisp, da Universidade de Cambridge.
"Surpreendentemente, longe de ser uma ocorrência rara, parece que HGT tem contribuído para a evolução de muitos, talvez todos, os animais e que o processo está em curso, o que significa que poderemos ter de reavaliar a forma como pensamos sobre a evolução."
É bem conhecido em organismos unicelulares e que se pensa ser um processo importante que explica a rapidez com que evoluem bactérias, por exemplo, em resistência a antibióticos.
HGT é pensada para desempenhar um papel importante na evolução de alguns animais, incluindo vermes nematóides que adquiriram os genes a partir de microrganismos e plantas, e alguns escaravelhos que adquiriram os genes bacterianos para produzir enzimas para digerir as bagas de café.
No entanto, a idéia de que HGT ocorre em animais mais complexos, como os seres humanos, em vez de lhes apenas ganhar genes diretamente a partir de ancestrais, tem sido amplamente debatido e contestado.

Os pesquisadores estudaram os genomas de 12 espécies de Drosophila ou mosca da fruta, quatro espécies de verme nematóide, e 10 espécies de primatas, incluindo humanos.
Eles calcularam o quão bem cada um dos seus genes se alinha com genes similares em outras espécies para estimar qual seria a probabilidade de ser de origem estrangeira.
Ao comparar com outros grupos de espécies, eles foram capazes de estimar há quanto tempo os genes eram susceptíveis de ter sido adquirida.
Um certo número de genes, incluindo o gene do grupo sanguíneo ABO, foram confirmados como tendo sido adquirido por vertebrados através de HGT. A maioria dos outros genes estavam relacionados com enzimas envolvidas no metabolismo.
Em humanos, eles confirmaram 17 genes previamente relatados adquiridos de HGT, e identificado 128 genes estranhos adicionais no genoma humano que não tenham sido previamente reportados.



Alguns destes genes foram envolvidas no metabolismo lipídico, incluindo a quebra de ácidos gordos e da formação de glicolípidos.
Outros foram envolvidos em respostas imunitárias, incluindo a resposta inflamatória, a sinalização de células imunitárias, respostas e antimicrobianos, enquanto outras categorias de genes incluem metabolismo de aminoácidos, a modificação de proteínas e as atividades antioxidantes.
A equipe foi capaz de identificar a classe de organismos provavelmente os genes transferidos . As bactérias e protistas, outra classe de microrganismos, foram os doadores mais comuns em todas as espécies estudadas.
Eles também identificaram HGT de vírus, que foi responsável por até mais 50 genes estranhos em primatas.
Alguns genes foram identificados como tendo se originado a partir de fungos.
Isso explica por que alguns estudos anteriores, que se centrou apenas em bactérias como a fonte de HGT, inicialmente rejeitou a idéia de que esses genes eram "estrangeiros" na origem.
A maioria dos HGT em primatas foi encontrado para ser antigo, ocorrendo em algum momento entre o ancestral comum de Chordata e o ancestral comum dos primatas.
Os autores dizem que sua análise provavelmente subestima a verdadeira extensão da HGT em animais e que HGT direta entre organismos multicelulares complexos também é plausível, e já conhecida em alguns como relação hospedeiro-parasita.

https://www.youtube.com/watch?v=vrm_luqcdi0
dailymail

Nenhum comentário:

Postar um comentário