Translate

sexta-feira, 13 de março de 2015

NASA: a maior lua do sistema solar tem um oceano


O Hubble Space Telescope da NASA capturou imagens que seriam a maior evidência de que o maior satélite de Júpiter oculta um oceano subterrâneo de água salgada. Considera-se que o oceano encontrado excede a quantidade de água contida na Terra.

A maior lua de Júpiter e do sistema solar em geral, Ganimedes,  esconde um oceano abaixo de sua superfície . Esta conclusão veio de uma equipe de cientistas internacionais. A descoberta foi feita graças às imagens que o Telescópio Espacial Hubble da  NASA  capturou e que estava estudando a aurora em torno da atmosfera da lua.

A identificação de água em estado líquido em Ganimedes  é crucial na busca de mundos habitáveis além da Terra . Esta teoria agitou as mentes dos astrônomos há mais de quatro décadas.

Análise da aurora revelou que não só Ganimedes tem um oceano subterrâneo, mas também que  a água é salgada . É curioso que a atmosfera do satélite natural contém grande quantidade de oxigênio, o que pode implicar a existência de vida. No entanto, seria difícil para testar a hipótese, dado que o mar está localizado a 150 km abaixo da superfície.
RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário