Translate

quinta-feira, 12 de março de 2015

O debate sobre a cor do vestido chega a Marte: Marte é Realmente vermelho?



A polêmica sobre a cor do vestido que há poucos dias 'dividiu' opiniões, lembra a velha disputa sobre a verdadeira cor da superfície de Marte, que conhecemos como o "Planeta Vermelho", mas, na realidade, provavelmente não é.

Da mesma forma que a Internet nunca será capaz de concordar com a cor do vestido, metade da rede acha que é branco e ouro, enquanto outros vêem preto e azul, os pesquisadores passaram décadas sem chegar a um acordo sobre a cor real de Marte . Talvez o fato de que vemos planeta como o vermelho, do mesmo modo como a ilusão de ótica que disputa sobre o vestido ser  de uma cor ou outra.

A NASA reconhece que a cor das fotos que obtém do planeta é em grande medida uma visão "artística" e não representa as cores exatas , porque ela seria pouco proveitosa para os estudos da superfície do planeta. De fato, as fotos são, na verdade, um mosaico de várias partes da paisagem que têm sido tomadas em momentos diferentes e sob diferentes condições climáticas, por isso as imagens aparecem de diferentes tonalidades de cor. E mais, as câmeras tomam a mesmo foto três vezes usando diferentes filtros para criar uma imagem com cor equilibrada, como se faz com a imagem da TV. Finalmente, a informação fotográfica tem de cobrir uma distância de quase 200 milhões de quilômetros para chegar as telas.


Portanto, não é surpreendente que algumas das fotografias, da superfície do planeta não é percebido o vermelho. Assim, imagens do planeta tomadas em 1976 mostram o céu azul, devido ao balanço de branco, configuração particular, de acordo com a revista ' Discover '. No entanto, como sempre quando se trata de espaço, não falta amantes das conspirações, alegando que a NASA faz fotos alteradas de propósito para esconder as condições em Marte que são adequadas para a vida. A foto mais recente da superfície feita por Curiosity, em que o chão parece cinza e o céu azul , acrescenta mais combustível para essa polêmica. E, embora os astrônomos já propôs várias explicações para isso poder ser verdade, a única certeza é que ninguém sabe ao certo qual é a cor do planeta.
RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário