Translate

sábado, 7 de março de 2015

Sinais misteriosos: Existe vida em um planeta a 20 anos-luz da Terra?


Astrônomos britânicos confirmaram que um planeta potencialmente habitável está localizado cerca de 20 anos-luz da Terra . Anteriormente, os seus colegas americanos negaram sua existência.

Gliese 581d é um planeta em órbita de Gliese 581, uma estrela fraca com menos massa do que o Sol. É um mundo rochoso, duas vezes o tamanho da Terra e tem condições capazes de sustentar vida. Estas são as conclusões de especialistas do Queen Mary University of London e da Universidade de Hertfordshire (Reino Unido), citado pelo jornal " Daily Mail ".

Pela primeira vez, a possibilidade da existência de Gliese 581d foi levantada em 2010. A conclusão foi baseada em uns misteriosos sinais gravados . Em julho de 2014, os astrônomos norte-americanos da Universidade da Pensilvânia,  insistiram que "os sinais controversos" eram de Gliese 581 e não de possíveis planetas (581d e 581g), mas foi uma ilusão decorrentes da intensa atividade magnética da própria estrela, que evoca os planetas.

O estudo dos EUA foi baseado em "uma análise inadequada dos dados", dizem cientistas britânicos. Detalham que o método utilizado pelos colegas é adequado apenas para "planetas grandes" enquanto os pequenos, como o 581d, pode passar despercebido. Quanto ao seu próprio trabalho, garante que recorreu a um modelo mais preciso para analisar os dados e as evidências de que o planeta não existe.
RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário