Translate

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Conheça cinco partes do corpo que não servem para nada


O corpo humano é um sistema complexo, com partes como membros, órgãos, tecidos, etc. que interagem de modo a nos permitir não apenas existir, mas também funcionar e se relacionar com o mundo. E elas são todas fundamentais, já que, se alguma falhar, todo o corpo é afetado.

Porém, existem algumas exceções, e listamos abaixo cinco partes do corpo humano que, ao menos aparentemente, não cumprem nenhuma função:
• Apêndice: Certamente, uma das intervenções cirúrgicas mais frequentes e menos perigosas é a apendicectomia, que compreende a remoção do apêndice. Quando esse órgão inflama, ele pode até estourar, causando infecções graves e uma possível morte por peritonite. Os cientistas acreditam que o apêndice é um desdobramento de algum outro órgão, cuja utilidade foi perdida em algum momento do processo evolutivo.
• Mamilos masculinos: As fêmeas da espécie humana utilizam seus mamilos para alimentar os bebês, algo que não acontece com os machos, que não usam os seus para nada. Mesmo assim, o homem nasce com eles, dado que seu processo de formação acontece antes dos sexos se diferenciarem, durante a etapa embrionária.
• Pelos corporais: Surgindo de forma volumosa a partir da maturidade sexual, os pelos não possuem praticamente nenhuma utilidade, exceto para as pessoas que trabalham em clínicas de depilação. Eles foram importantes durante os primeiros estágios evolutivos, para aquecer a espécie humana e, no caso dos machos, cortejar as fêmeas. Hoje, somente as sobrancelhas e os cílios servem para alguma coisa, como proteger os olhos do suor ou da poeira.
• Os dentes do siso: Em geral, até os dez anos de idade, o ser humano já possui uma dentadura definitiva. Porém, na sua adolescência, surgem os chamados “dentes do siso”, quatro molares que, longe de ter alguma utilidade, causam dores e alguns transtornos. Quando não há espaço suficiente na boca do paciente para alojá-los, os dentistas optam por retirá-los.
• Cóccix: Na pré-história da nossa espécie, os humanos contavam com uma espécie de rabo, que os ajudava a manter o equilíbrio. Hoje, daquela extremidade restou apenas o cóccix, ou seja, a última vértebra da espinha. São muitos os estudiosos que afirmam que ele ainda colabora para o equilíbrio do corpo, embora existam mais pessoas que digam que ele só serve para causar dor todas as vezes em que caímos sentados.
Crédito da imagem: Puwadol Jaturawutthichai / Shutterstock.com
Fonte: Ojo Curioso 

Nenhum comentário:

Postar um comentário